quarta-feira, 22 de julho de 2009

Neguinho, Geraldinho - O último clandestino - Folha de São Paulo e JB

Almir

Põe no blog avisando que Neguinho chegou bem e finalmente pude chama-lo por seu nome real - Geraldo - que desconhecia. Ele morou em nossa casa no Chile cerca de um ano, em 1972-73.

Abraços

Theotonio


----- Original Message -----
From: Eli
To: __ OsAmigosde68
Sent: Monday, July 20, 2009 1:24 PM
Subject: Neguinho, Geraldinho - O último clandestino - Folha de São Paulo e JB


Oi, amigos,todos!

Escrevo apressadamente, ainda bastante cansada da viagem. Chegamos hoje. Saímos da Suécia, ontem de tarde. Voo Estocolmo - Paris e em seguida, Paris - Rio, onze horas consecutivas nessa última conexão. Podem crer que estou exausta...

O Grupo Os Amigos de 68 mostra mais um uma vez que existe para valer. A solidariedade do Grupo com o caso do Neguinho é exemplar! Fui à Suécia para trazê-lo de volta ao Brasil, como muitos sabem, depois de mil e uma ações para regularizar a situação política e civil no Brasil. Chegando lá, constatei que o passaporte que ele recebeu na embaixada ... estava marcado com carimbo esquisito! Por quê?
Causou-nos estranheza e avisei ao Grupo Os Amigos de 68, que agiu rápido. Contactou outros companheiros e autoridades. Amanhã, iremos em verdadeira comitiva esperar o Neguinho - Geraldinho - Antonio Geraldo Costa no Aeroporto Tom Jobim, às 15h50min, depois de ter conseguido publicar algumas reportagens como a da Folha de São Paulo, ontem, domingo, e hoje, no JB. O Modesto da Silveira também estará presente á chegada de seu cliente. Infelizmente não havia vaga para ele no voo já reservado por mim e pelo Léo. O Neguinho chega sozinho amanhã.

O Neguinho, Geraldinho ou Antonio Geraldo Costa chega amanhã, dia 21 de julho, às 15h50 min, no Aeroporto Tom Jobim, pela TAP, voo TP 0179, que sai de Lisboa.

O Neguinho é o símbolo da história viva da resistência. O nome dele é Antonio Geraldo Costa e é alagoano. Pertenceu à POLOP, MNR, ALN, VPR... Sempre muito ágil, teve também os codinomes de Formiga e Tigre. Conheceu Mariguella; Rui Mauro Marini; o pessoal da Frente de Mobilização Popular como o Araken, o Amadeu e o Paulo Shilling; Leonel Brizola, o Batistinha Temístocles Batista, Darcy Ribeiro, Max da Costa Santos, Miguel Arraes... Chegou com nome falso na Suécia em 1969 ou 1970...

Já estou em casa, no Rio.

Agradeço a todos os amigos pela solidariedade prestada, especialmente a Alípio Freire, Antonio Duarte, Dalva Bonet, Delson Plácido, Franklin Martins, Guilem Rodrigues da Silva, Marília Guimarães, Ronald Lobato, Rose Nogueira, ao Léo que fez ene contactos antes de chegar à Suécia.

Seguem as reportagens que saíram ontem, na Folha, e hoje, no JB.

Eli.

---------------------

Folha de São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

O último clandestino: O ex-marinheiro Antônio Geraldo da Costa, que viveu com identidade falsa na Suécia por quase 40 anos, desembarca no Galeão na terça-feira

****

Jornal do Brasil - Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

O retorno do último exilado

Nenhum comentário:

Busca