quarta-feira, 8 de julho de 2009

Empresas chinesas venderão em iuan

www.monitormercantil.com.br 03/07/2009 - 20:07

Empresas chinesas venderão em iuan


NEM TÃO RÁPIDO QUE PAREÇA PROVOCAÇÃO, NEM TÃO DEVAGAR QUE PAREÇA MEDO

O jornal britânico Financial Times anunciou que a China vai selecionar empresas que poderão realizar suas operações de comércio exterior em iuan, o que diminuiria a dependência do dólar.

A regulação será feita pelo o banco central do país, o Banco do Povo, que informará as empresas que passarão a operar por meio de instituições financeiras de Xangai e de outras cidades chinesas.

"Para muitos na China, o tempo do dólar está quase acabando, o euro sofre com a paralisia política e com o conservadorismo do banco central, enquanto duas décadas de estagnação econômica e de diminuição populacional não favorecem o iene", avaliou Stephen Green, da Standard Chartered, ao FT.

Para o coordenador da Cátedra e Rede Unesco/UNU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), Theotonio dos Santos, o governo chinês "seguramente terá êxito" nesta iniciativa, que vai, inclusive, aumentar a influência do iuan na Ásia. "O iuan é uma moeda que tende a se valorizar. Está muito abaixo de seu real valor, sobretudo no mundo asiático, mas também em outras praças."

Para Santos, que faz parte do Conselho Editorial do MM, "é um ótimo negócio receber em iuan". Ele não crê em perda de competitividade dos produtos chineses porque a flexibilização da política cambial está sendo feita de maneira gradual.

"Os produtos chineses não vão ficar muito mais caros porque a valorização do iuan não está sendo feita na velocidade que os norte-americanos gostariam", disse, lembrando que, recentemente, o secretário do Tesouro, Henry M. Paulson Jr, esteve na China, propondo uma aliança em torno da questão cambial.

Nenhum comentário:

Busca