terça-feira, 30 de junho de 2009

Nova Arquitetura Financeira Mundial

Marcos de Oliveira / Sérgio Souto - www.monitormercantil.com.br - 22/06/2009

Controle

Dirigentes políticos de todo o mundo se reunirão na sede da ONU em Nova York, entre quarta e sexta-feira próximas, para analisar a mais grave recessão econômica mundial desde a Grande Depressão. O objetivo do encontro, segundo a Organização das Nações Unidas, é identificar medidas de curto e longo prazo que atenuem os efeitos da crise e iniciar o processo de transformação da arquitetura financeira internacional. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas sejam lançadas na pobreza extrema, por ano, enquanto a crise durar. Mais informações sobre a conferência em www.un.org/ga/econcrisissummit

Supranacional

Ao comentar a reforma do sistema financeiro nos EUA, o professor Theotonio dos Santos, da UFF, fez coro aos analistas ouvidos pelo MM, que cobram uma supervisão supranacional para a movimentação de capitais entre países. "O setor financeiro sempre foi dependente do Estado, mas as transferências sem controle devem ser restringidas", frisou.

Articulação

Santos, que é integrante do Conselho Editorial do MM, prevê o fortalecimento do capitalismo de Estado no mundo inteiro, inclusive no sistema financeiro. "Os controles vão aumentar, mas os mecanismos não estão claros. É preciso haver uma instância na qual os bancos centrais se reúnam para atuar em conjunto. Os presidentes de bancos centrais e ministros da economia devem ser os principais articuladores da nova ordem mundial", disse, acrescentando que os EUA já procuraram a China para pedir uma política comum.

Nenhum comentário:

Busca