sábado, 20 de junho de 2009

Brics já estudam ter alternativas ao dólar

www.monitormercantil.com.br - 16/06/2009 - 21:06

Na declaração final de sua primeira reunião de cúpula, os líderes de Brasil, Rússia, Índia e China (Brics) defenderam alternativas ao dólar como moeda para reserva internacional. Os Brics querem também uma nova arquitetura para o sistema financeiro mundial, que inclua a reforma das instituições multilaterais.

Para o coordenador da Cátedra e Rede Unesco/UNU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), Theotonio dos Santos, a tendência é que os continentes se aglutinem em torno da moeda regional mais forte.

No entanto, ele voltou a criticar as esperanças depositadas pelos Brics em instituições multilaterais de histórico neoliberal.

"Os chineses estão colocando US$ 50 bilhões no FMI, mas a mesma quantia será destinada ao Banco da Ásia. Seguramente, irão exigir participação maior nos votos, mas o FMI tem um grupo difícil de mudar. Não podemos nos apoiar nos estudos deles, por causa de sua visão de mundo", criticou Santos, do Conselho Editorial do MM.

No Banco Mundial (Bird), admite, os chineses conseguiram aumentar sua influência, como na escolha do diretor de estudos da instituição. "No entanto, apesar de seus colegas o considerarem competente, concluiu seus estudos em Chicago", ressalvou.

Santos disse, ainda, que os Brics devem ter cautela em relação ao dólar, pois seus excedentes estão aplicados na moeda e nos títulos públicos dos EUA. Mas concordou que no comércio entre eles, o dólar pode ser substituído por uma moeda referência, que pode ser apenas contábil, como já fazem Brasil e Argentina.

Nenhum comentário:

Busca