sexta-feira, 19 de junho de 2009

Governo não faz aqui o que prega lá fora

www.monitormercantil.com.br - 31/03/2009 - 22:03

Santos: governo não faz aqui o que prega lá fora

Levantamento da consultoria de recursos humanos Mercer concluiu que 20% das 171 empresas pesquisadas pretendem demitir funcionários até o fim do ano. A redução média prevista varia de 10% a 20% dos empregados.

Para o Coordenador da Cátedra e Rede Unesco/UNU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), Theotônio dos Santos, os últimos governos brasileiros têm contrariado os próprios discursos que fazem no exterior: não reprimem demissões em massa, elevam juros, comprimem gastos e mantêm a conta financeira aberta à especulação.

"As empresas buscam o lucro e seus dirigentes são cada vez mais privilegiados com uma renda que não se deixa afetar pelas oscilações da economia. Não adianta apenas fazer recomendações, pois eles não deixarão de demitir", disse, lembrando que o presidente dos EUA, Barak Obama, obrigou presidente da GM a deixar o cargo.

Às vésperas da reunião do G-20, o presidente Lula defendeu mais regulação no sistema financeiro, que não adota no Brasil. No mesmo dia, o governo anunciou aumento do corte no Orçamento, de R$ 21 bilhões para R$ 25 bilhões. "As medidas do governo estão muito aquém de uma verdadeira mudança na política macroeconômica, que seria decisiva para ingressar na resistência à queda das exportações", disse Santos, do Conselho Editorial do MM.

Nenhum comentário:

Busca