terça-feira, 16 de junho de 2009

CUBANOS NÃO ADMITEM PERDER CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO

Jornal Monitor Mercantil online - 02/06/2009 - 22:06

CUBANOS NÃO ADMITEM PERDER CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO
Mudanças são vistas com desconfiança


O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Theotônio dos Santos avalia que a maioria da população de Cuba vê com desconfiança as mudanças defendida para o país: "O povo cubano se sente profundamente identificado com a Revolução e teme que a abertura subtraia conquistas obtidas com sacrifício. A prostituição já está voltando e eles temem que volte também o analfabetismo e outras mazelas sociais", disse, em evento promovido pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-Rio).

"A Constituição cubana foi exaustivamente debatida antes de ser submetida a plebiscito", prosseguiu Santos, integrante do Conselho Editorial do MM.

Ele admite que a ilha caribenha enfrenta problemas, como a existência de duas moedas, e que os cubanos estejam dispostos facilitar suas relações com o resto do mundo, "mas sem perder o que já foi conquistado", debitando boa parte dos problemas econômicos ao bloqueio imposto pelos EUA.

Já o historiador Daniel Aarão Reis, também da UFF, colocou a Revolução cubana no mesmo nível de importância dos levantes chinês e russo rumo ao socialismo. "O socialismo foi um grande projeto de modernidade alternativa ao liberalismo", afirmou.

Reis, no entanto, defende "um novo socialismo para o século XXI." Ele ressalva que as mudanças não podem renegar o que houve de positivo "para Cuba, para as Américas e para o mundo", admitindo que a permanente oposição dos EUA "torna difícil criticar a revolução, embora a auto-crítica sempre tenha sido cultivada em Cuba".

Nenhum comentário:

Busca