segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Continua o avanço da teoria da dependência


Depois de mais de 32 anos de ignorar a teoria da dependência como contribuição fundamental ao marxismo e ao conhecimento do capitalismo contemporâneo além de importantes avanços na compreensão do socialismo como processo de transição histórico e planetário, vemos um renascimento dos estudos sobre esta temática em todo o mundo, em particular na América Latina e cada vez mais no Brasil, país que ocultou sistematicamente o conteúdo destes estudos divulgando em troca uma versão totalmente deturpada do mesmo. As conferências de Jaime Osório que trabalhou com Ruy muito diretamente, sobretudo no seu grande estudo sobre a reestruturação da industria automobilística no plano mundial, reabrem a discussão teórica e histórica sobre a teoria da dependência revelando a existência de uma nova geração de pesquisadores extremamente estudiosa e com uma vocação teórica que dá continuidade aos esforços que o chamado grupo marxista da teoria da dependência vem desenvolvendo nestas décadas posteriores. Vejam as atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre durante  a próxima semana.




Jaime Osorio no Brasil para conferências de lançamento do livro
Padrão de reprodução do capital

O teórico marxista Jaime Osorio, professor da Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco (UAM-X) e da pós-graduação em Estudos Latino-Americanos da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), vem ao Brasil a convite da Boitempo Editorial e do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-Americana (UFRGS) para as conferências de lancamento do livro Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência, do qual é organizador junto com Carla Ferreira e Mathias Luce. Os eventos integram o Seminário Internacional "A teoria marxista da dependência e o capitalismo latino-americano no século XXI".

Serão seis dias de eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: no dia 15/08, a Universidade de São Paulo recebe Osorio na sala 8 da FFLCH; nos dias 16 e 17/08 é a vez da Universidade Federal do Rio de Janeiro; no dia 20/08, a conferência será em Niterói, na Universidade Federal Fluminense; o seminário se encerra nos dias 21 e 22/08, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Fundação de Economia e Estatística.

A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição. Haverá venda de livros da Boitempo no local dos eventos.

Programação: 

Seminário Internacional 
"A teoria marxista da dependência e o capitalismo latino-americano no século XXI" 
com conferências de Jaime Osorio e lançamento do livro Padrão de reprodução do capital

***

São Paulo:

15/08 | Quarta-feira | 19h - São Paulo (SP)
Conferência de Jaime Osorio "A proposta teórica do Padrão de reprodução do capital" 
Comentários de Sedi Hirano (USP-PROLAM), Marisa Amaral (USP)
Sala 8 da FFLCH - USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária 

***

Rio de Janeiro e Niterói:

16/08 | Quinta-feira | 14h30 - Rio de Janeiro (RJ)
Mesa-redonda com Vania Bambirra "40 anos de El capitalismo dependiente latino-americano"   
Comentadores: Osvaldo Munteal (UERJ), Fernando Correa Prado (UFRJ), Carla Ferreira (UFRGS).
Salão Nobre do IFCS-UFRJ | Largo de São Francisco, 01, 2º andar - Centro

17/08 | Sexta-feira | 10h30 - Rio de Janeiro (RJ)
Conferência de Jaime Osorio "A proposta teórica do Padrão de reprodução do capital"
Comentadores: Theotonio dos Santos (REGGEN-UNESCO), Carlos Eduardo Martins (UFRJ).
Salão Nobre do IFCS-UFRJ | Largo de São Francisco, 01, 2º andar - Centro

17/08 | Sexta-feira | 14h30 - Rio de Janeiro (RJ)
Mesa-redonda "A categoria superexploração da força de trabalho", com Jaime Osorio (México), Niemeyer Almeida Filho (UFU/SEP), Carlos Eduardo Martins (UFRJ), Marcelo Dias Carcanholo (UFF), Nilson Araújo de Souza (UNILA), Mathias Seibel Luce (HEDLA/UFRGS).
Salão Nobre do IFCS-UFRJ | Largo de São Francisco, 01, 2º andar - Centro

20/08 | Segunda-feira | 19h - Niterói (RJ)
Conferência de Jaime Osorio  "O novo padrão da dependência: a América Latina e o Brasil na atual divisão internacional do trabalho"
Comentadores:  Marcelo Dias Carcanholo (UFF), Virgínia Fontes (UFF), Mathias Seibel Luce  (HEDLA/UFRGS)
Auditório do ICHF- UFF  | Campus Gragoatá Bloco O, 2º andar 

***

Porto Alegre:

21/08 | Terça-feira | 18h30 - Porto Alegre (RS)
Conferência de Jaime Osorio "A Teoria da Dependência e o Marxismo Latino-Americano"
Comentador: Mathias Seibel Luce  (HEDLA/UFRGS)
Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS | Av. João Pessoa, n° 52, 3º andar

22/08 | Quarta-feira | 14h30 - Porto Alegre (RS)
Conferência de Jaime Osorio "América Latina: o novo padrão exportador de especialização produtiva" 
Comentador: André Forti Scherer (FEE-RS) 
Auditório da Fundação de Economia e Estatística do RS | Rua Duque de Caxias, 1691.

22/08 |Quarta-feira | 19h - Porto Alegre (RS)
Mesa-redonda "A Teoria Marxista da Dependência: trajetória e vigência" com Claudia Wasserman (UFRGS) - As trajetórias intelectuais de Andre Gunder Frank, Ruy Mauro Marini, Theotonio dos Santos e Vania Bambirra e Mathias Seibel Luce (HEDLA/UFRGS) – Padrão de reprodução do capital: a contribuição de Jaime Osorio para uma História Econômica da Dependência Latino-Americana
Comentador: Carla Ferreira (HEDLA/UFRGS)
Pantheon do IFCH-UFRGS – Campus do Vale

***

Apoio: Programa de Pós-graduação em História (PPGH-UFRGS), Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM - USP), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ), Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia  (LEHC-UFRJ), Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA-UFRJ), Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE-UFU), Conselho Regional de Economia (CORECON-RJ), Centro de Estudos para o Desenvolvimento (CED), Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX UFU), Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE-RS).


Sobre o Livro:

Para ampliar a capa é só clicar nela.

Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência


Carla Ferreira, Jaime Osorio, Mathias Luce (orgs.)

A coletânea Padrão de reprodução do capital faz uma reinterpretação coletiva da história latino-americana por meio de uma história econômica da dependência. Os autores Jaime Osorio, Marcelo Carcanholo, Mathias Luce, Carla Ferreira e Marisa Amaral, além de Ruy Mauro Marini – que formam duas gerações de vigorosa tradição da teoria marxista da dependência (TMD) – reúnem-se para apresentar um estudo sobre as leis de tendência do sistema capitalista e as formas de produção, acumulação, circulação e apropriação do valor – ou seja, do processo reprodutivo do capital – em nosso continente.

Faltava até então uma proposta teórica que, tendo a teoria do valor de Marx como núcleo orgânico, apresentasse um programa de pesquisa que englobasse os ciclos do capital e seu processo reprodutivo no tempo, em contextos histórico-concretos, sem concessões para outras vertentes teóricas. Nesse sentido, a perspectiva do padrão de reprodução do capital, formulada originalmente por Ruy Mauro Marini, é um divisor de águas para os interessados na leitura crítica do capitalismo latino-americano. Trata-se de uma proposta teórica que sustenta a necessidade de rigor metodológico e rejeita tanto o ecletismo como o dogmatismo, assumindo para si a difícil tarefa de sustentar o marxismo como ciência transformadora.

Segundo os organizadores, para o pesquisador marxista captar o movimento do capital no contexto de situações histórico-concretas é preciso transitar em diferentes níveis de abstração, desde os maiores, das categorias de O capital, até aqueles que resultam de sínteses de múltiplas determinações da experiência social no tempo. "A categoria de padrão, além de resgatar as contribuições da TMD, sua vigência e urgência para o exame crítico do capitalismo contemporâneo, constitui-se como um verdadeiro programa de pesquisa, articulando contribuições de Marx com formulações do marxismo latino-americano, em especial dos autores dependentistas", afirmam.

O capítulo 1, de Marini, discute o problema da cisão entre as fases do ciclo do capital, demonstrando como a dependência nas esferas tecnológica e financeira, assim como a persistência da superexploração da força de trabalho, faz com que se perpetue a subordinação dos países dependentes à divisão internacional do trabalho. No capítulo 2, Osorio dá seguimento à análise de Marini e aprofunda suas reflexões. Segundo ele, o padrão de reprodução do capital se nutre da trajetória particular de desenvolvimento do capitalismo latino-americano para encontrar sua especificidade em padrões históricos. Já no capítulo 3, Marcelo Dias Carcanholo e Marisa Silva Amaral discutem como se dá a imbricação de dois fundamentos que constituem leis próprias da economia dependente: a superexploração da força de trabalho e a transferência de valor.

O capítulo 4 traz outro estudo de Osorio, dessa vez sobre o surgimento e a consolidação do novo padrão exportador de especialização produtiva em países como Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia, dos anos 1990 aos dias atuais, na conjuntura particular da mundialização do capital. O autor destaca o peso dos padrões exportadores na história econômica latino-americana como um traço marcante de economias que estão voltadas para atender necessidades de outras, em detrimento das necessidades da população trabalhadora local. 

Por meio desse resgate da teoria marxista da dependência, o livro presta uma homenagem a Ruy Mauro Marini, seu fundador, e mostra que essa linha do pensamento crítico latino-americano, apesar de ter sido interrompida pelos golpes militares que abalaram o continente, não perderam sua força interpretativa. De acordo com Carlos Eduardo Martins, chefe do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assina a orelha do livro, "as lutas contra o neoliberalismo e a crescente assunção da dimensão latino-americana pelo Brasil abrem espaço para o reencontro com a história e a recuperação da vitalidade desse filão, com o desafio de ressignificá-lo tendo em vista os desafios contemporâneos. Este livro é expressão disso".

Sumário

Introdução

Carla Ferreira e Mathias Seibel Luce

O ciclo do capital na economia dependente

Ruy Mauro Marini

Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica 

Jaime Osorio

Superexploração da força de trabalho e transferência de valor: fundamentos da reprodução do capitalismo dependente

Marisa Silva Amaral e Marcelo Dias Carcanholo

América Latina: o novo padrão exportador de especialização produtiva – estudo de cinco economias da região

Jaime Osorio

Sobre os organizadores e autores

Carla Ferreira: doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora do Grupo de Estudos em História Econômica da Dependência Latino-Americana (Hedla-UFRGS) e membro do Conselho de Colaboradores da revista Margem Esquerda. 

Jaime Osorio: professor da Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco (UAM-X) e da pós-graduação em Estudos Latino-Americanos da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Um dos principais discípulos de Ruy Mauro Marini, foi pesquisador do Centro de Estudios Socioeconómicos da Universidad de Chile durante o governo de Salvador Allende. Após o golpe de 1973, exilou-se no México, onde vive até hoje. 

Mathias Seibel Luce: professor do Departamento de História da UFRGS, coordenador do Hedla-UFRGS, doutor em História pela UFRGS e membro do Conselho de Colaboradores da revista Margem Esquerda. 

Marcelo Dias Carcanholo: professor do Instituto de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
Marisa Amaral: professora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 

Ruy Mauro Marini: intelectual brasileiro fundador da teoria marxista da dependência. Foi militante das organizações Política Operária (Polop) e Movimiento Izquierda Revolucionaria (MIR). Atuou como professor e pesquisador na Universidade de Brasília (UnB), no Colegio de México, no Centro de Estudios Socioeconómicos (Ceso) da Universidad de Chile e na Unam. Faleceu em 1997. 

Ficha técnica 

Título: Padrão de reprodução do capital  

Subtítulo: contribuições da teoria marxista da dependência 

Organizadores: Carla Ferreira, Jaime Osorio e Mathias Luce

Autores: Ruy Mauro Marini, Jaime Osorio, Marcelo Dias Carcanholo, Marisa Amaral

Orelha: Carlos Eduardo Martins

Páginas: 144

ISBN: 978-85-7559-282-3

Preço: R$35,00

Editora: Boitempo

Busca