sábado, 27 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES NO PERU: Lançamento do Livro “Economía Mundial”

A Derrama Magisterial é um fundo de pensão e de assistência aos professores do Peru. Nascida na década de 1970, com forte interação com o sindicato dos professores no Peru , SUTEP, e gerida com muita criatividade e seriedade a Derrama Magisterial se converteu numa das mais importantes instituições civis do Peru, estabelecendo sua sede própria em 2000 e não só atendendo necessidades correspondentes à previdência social como também com créditos para consumo e habitação, uma cadeia hoteleira, centros recreacionais, Bazar do Maestro, etc.

A Derrama Magisterial criou recentemente um Instituto de Formação e Desenvolvimento Docente, INFODEM, que dará origem a vários cursos de pós-graduação e de extensão. Neste contexto se inicia também uma coleção de textos com o meu livro “Economía Mundial, Integración Regional y Desarrollo Sustentable: Las Nuevas Tendencias y la Integración Latinoamericana” (ver foto). O livro mostra como o chamado processo de globalização reflete as tendências geradas pela revolução cientifico técnica iniciada na década de 1940 conduzindo o mundo para a necessidade de uma intervenção planejada dos povos e da consciência humana um geral na condução da vida humana. Ele ressalta também os processos de regionalização como uma tendência paralela à globalização e mostra a acentuação do debate americano em torno das concepções de Bolívar X Monroe.

Refletindo as analises da teoria da dependência sobre o impacto da nova divisão internacional do trabalho, inaugurada no final da década de 1960 e no começo da década de 1970, sobre o sistema mundial alcançando o seu auge no século XXI com a emergência cada vez mais sólida das integrações regionais na Europa, Ásia, África e, sobretudo, na America Latina.

A Derrama Magisterial promoveu dia 16 de fevereiro, uma mesa redonda de apresentação do livro como atividade preliminar ao 3º Congresso Internacional de Educação – ENCINAS 2010, que se realizou no campus da Universidad Nacional de Ingenieria, em Lima. Na ocasião além do autor falaram:

- Humberto Campodónico Sánchez, professor da Universidade de San Marcos, jornalista do jornal “La Republica” e autor de um blog extremamente importante sobre economia peruana e internacional.

- Fernando Pazos Cherres, economista e gerente administrativo da derrama Magisterial.

Ambos destacaram a importância do livro para a compreensão dos principais problemas da America Latina, para um publico de 2 mil professores, que acompanhou atentamente o debate. Em seguida foi feita uma sessão de autógrafos.

Nenhum comentário:

Busca