sábado, 27 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES NO PERU: Conferência na Universidade Ricardo Palma.


Na quinta-feira, 18 de fevereiro, realizei uma conferência sobre a crise mundial e o seu impacto sobre a humanidade, no auditório da Universidade. Insisti sobre as contradições entre os avanços produzidos pelo conhecimento cientifico e suas aplicações tecnológicas e o atraso representado pelas relações de produção capitalistas apoiados no monopólio, concentração de renda e exploração maciça dos trabalhadores. Um tal avanço das bases materiais do planeta não pode ser entregue à irracionalidade do mercado monopolizado, nem tampouco à ação crescente do Estado para captar recursos da população e transferi-los para uma minoria de rentistas inúteis.

Foi de grande valor a intervenção do Dr. Mattos Mar, criador e diretor do Instituto de Estudos Peruanos por um longo período. Ele comentou minha palestra de um ângulo antropológico, e ressaltou a importância da emergência das populações rurais e, sobretudo indígenas nos grandes centros urbanos, como no caso de Lima que tem agora mais de 10 milhões de habitantes. Esta presença cria uma rede de instituições sociais, de iniciativas e de consciências que avança para o comando efetivo das novas sociedades urbanas.


Este enfoque é extremamente importante quando milhões de pobres se transferem para novas condições sociais, novos padrões de consumo, novas formas de consciência, sobretudo na China e nas nações emergentes.


Mattos Mar ressaltou também, a divulgação da teoria da dependência em Lima em 1968, no 1º Encontro do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Nesta oportunidade eu realizei junto com Hélio Jaguaribe, Miguel Wionczeck e Aldo Ferrer as palestras básicas desta reunião que se converteram num livro clássico sobre “La dependência político-económica de America Latina”, cuja publicação por Siglo XXI Editores já ultrapassou a 20ª edição.

Nenhum comentário:

Busca