sábado, 27 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES NO PERU: Conferência inaugural do 3º Congresso Internacional de Educação – ENCINAS 2010

Me coube também realizar, à tarde, a conferência inaugural do 3º Congresso Internacional de Educação – ENCINAS 2010 sobre “Globalización y los nuevos contextos”, com especial ênfase sobre o impacto da globalização e da crise atual na educação na America Latina.

Nessa conferência procurei mostrar que apesar de um discurso neoliberal e conservador sobre a necessidade de restrição dos gastos públicos, as organizações internacionais e os bancos centrais em particular, vem promovendo gigantescos gastos públicos, para sustentar um setor financeiro inútil, com a transferência direta do dinheiro publico para os banqueiros e rentistas em geral sob a forma de pagamento de altos juros de uma divida publica injustificável. Basta dizer que, os nossos governos vêm mantendo há cerca de 20 anos superávits fiscais primários. Ninguém pode explicar como governos que têm excedente fiscal necessitam endividar-se a altas taxas de juros. Ao mesmo tempo demonstrei com dados das próprias organizações internacionais, que o custo de um programa generalizado, efetivo e urgente de alfabetização não corresponde nem de longe aos gastos financeiros inúteis. O mesmo se pode constatar com a educação secundaria e mesmo universitária. “Não se deixe enganar quando as autoridades de seu país, como de toda região, disser que não há dinheiro para a educação.”

O comentarista desta conferencia foi o Dr. Alfonso Jaguande D’anjoy, diretor da escola de Pós-Graduação da Universidade Ricardo Palma (que me outorgou os títulos de Professor Honorário e Doutor Honoris Causa). O Dr. Jaguande afirmou, sobretudo a dimensão filosófica materialista e dialética que sustenta minhas analises e me outorgou a medalha da Escola de Pós-Graduação que ele dirige, sob calorosos aplausos dos 2 mil professores presentes.


Nenhum comentário:

Busca