segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um Grande Salto para Frente

Vimos numa postagem anterior que o Conselho de Segurança da UNASUL realizou um seminário com a presença de altas autoridades militares da America do Sul no qual assumia uma clara defesa dos recursos naturais da região, das soberanias nacionais sobre os mesmos e do estabelecimento de uma estratégia regional para colocá-los a serviço do pleno desenvolvimento de nossos povos. Classificamos os informes resultantes deste Seminário um grande passo para a frente. Ver esta resolução em: http://theotoniodossantos.blogspot.com.br/2012/11/um-grande-passo-frente.html.

Vemos agora que a reunião das Chefas e Chefes de Estado e de Governo da América do Sul, realizada em Lima-Peru o passado 30 de novembro, reafirma estes princípios e resolve incumbir o Secretário Geral da UNASUL de preparar um estudo sobre a estratégia que deve comandar as políticas regionais de aproveitamento dos recursos naturais e potencial humano para o pleno desenvolvimento integral da União, solicitando inclusive ao Secretário Geral a articulação dos atualmente 9 Conselhos da UNASUL para desenvolver esta concepção estratégica.
 
Nada mais importante para os centros de educação superior e de pesquisa da região do que trabalhar numa tarefa tão fundamental, colocando-se a serviço do dispositivo constitucional brasileiro que coloca a unidade latino americana como um objetivo fundamental de sua política exterior.

Aproveito a oportunidade para saudar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (antiga Universidade do Brasil) que foi solicitada a apoiar diretamente estas atividades através de futuros convênios e a colocar como assessora a serviço da secretaria geral da UNASUL (com pleno apoio da Presidência do Brasil, assim como dos demais chefes de Estado da região) a sua Professora Doutora Monica Bruckmann, cujos trabalhos sobre o tema estão sendo divulgados amplamente não somente na região (Peru, Argentina, Equador, Venezuela e Brasil). Acessar a versão inicial do mesmo já divulgada em 16 línguas por blogs de grande divulgação: http://alainet.org/active/45772&lang=es.

O fato de Monica ser minha esposa e colaboradora deste blog só me faz encher-me de contentamento.
Vejam em seguida a versão final da Declaração Geral da UNASUL que trata de vários itens de grande importância e dedica os seus primeiros artigos aos objetivos estratégicos que me parecem já não um passo mas um grande salto na direção da emancipação de nossos povos.
 
Para acessar a declaração clique aqui.

Busca