sábado, 16 de junho de 2012

Pequena nota


Esta greve é séria. O conselho universitário incorporou a demanda de professores, estudantes e administrativos. Parece que as autoridades nacionais não estão entendendo o grau de descontentamento salarial existente na universidade. Por outro lado é necessário abrir um diálogo fraternal entre os professores e as autoridades. Ninguém quer prejudicar o ano acadêmico mas parece que as coisas vão nesta direção. Há algo errado. Talvez seja a falta de diálogo pois não há reivindicações absurdas. Ou será uma subestimação do papel da educação universitária? Quando todos clamam por desenvolvimento sustentável? Temos muitos inimigos comuns. Não podemos abrir flancos para eles. Não há tempo para hesitações. A grande imprensa está simplesmente ignorando a gravidade da situação. Porquê?

Theotonio dos Santos – professor emérito da UFF




                         UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – BOLETIM DE SERVIÇO
       ANO XLII – N.° 096                11/ 06/2012                    SEÇÃO III                                        PÁG. 07


SEÇÃO III

Parte 1:

DECISÃO N.o 268/12. 

O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições, e considerando: 

a) A recente indicação do Conselho Universitário pela suspensão do calendário acadêmico; 

b) O fato de um número significativo de professores estarem concluindo as disciplinas que ministram; e 

c) A importância de não prejudicar os estudantes que aderiram à greve. 

DECIDE acolher a indicação do Conselho Universitário e aprovar suspensão do calendário escolar a partir da data de publicação desta Decisão, com os seguintes condicionantes: 

I – As atividades de aula, que estiverem sendo ministradas por professores que não interromperam suas atividades serão reconhecidas, com lançamento de notas no período de reposição garantido o direito dos formandos e estudantes estrangeiros em intercâmbio acadêmico; 

II – Quanto aos estudantes que tiverem aderido à greve, caberá a UFF a reposição de aulas e avaliações; 

III – Após o final da greve, os professores que tiverem interrompido suas atividades acadêmicas reporão suas aulas conforme calendário a ser definido pelo Conselho de Ensino e Pesquisa. Sala das Reuniões, 06 de junho de 2012. 

 ***** 
 HEITOR LUIZ SOARES DE MOURA 
 Decano no Exercício da Reitoria 
 ######

Busca