domingo, 7 de agosto de 2011

Enciclopédia dos Grandes Economistas traduzida para português

A Universidade de Málaga publica há vários anos uma Enciclopédia sobre os GRANDES ECONOMISTAS que parte desde as primeiras obras consideradas como econômicas até a atualidade. Tive a honra de ser incluído na mesma entre os seus primeiros escolhidos. Infelizmente, do Brasil, só se incluíram até recentemente 3 economistas, Celso Furtado, Ruy Mauro Marini e eu. As divergências sobre a importância de certos economistas vivos levou a direção da Enciclopédia a restringir drasticamente a seleção de economistas vivos. Isto faz mais honroso ainda a seleção de meu nome. Aproveito a oportunidade para chamar a atenção sobre o meu e-mail apresentado na matéria. Ele está totalmente superado. Meu e-mail atual é theotoni@terra.com.br.

Veja esta apresentação no site do CORECON do Rio de Janeiro que muito me honra. Já realizei vários trabalhos em colaboração com o CORECON que sempre manteve um excelente nível acadêmico e corajosas posições a favor da plena compreensão dos problemas do povo brasileiro. Recomendo clicar aqui.

Abaixo reproduzimos o artigo:

Santos, Theotonio dos
(1936)


Economista marxista brasileiro de extraordinário prestígio teórico.

Entre suas contribuições mais destacadas estão: a formulação geral do conceito de dependência, a periodização das diversas fases da dependência na história da acumulação capitalista mundial, a conceitualização das características gerais e específicas das estruturas internas dependentes e a definição dos mecanismos reprodutivos da dependência. Theotonio dos Santos também trabalhou na teoria dos ciclos.

É titulado em sociologia e política em administração pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve o doutorado em Economia. Também fez mestrado em ciência política pela Universidade de Brasília.
Foi professor das Universidades de Brasília, Nacional Autônoma do México, Norte de Illinois, Estado de New York, Católicas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Instituto Bennett do Rio de Janeiro e Federal de Minas Gerais.

Theotonio dos Santos é professor titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Cátedra e da Rede UNESCO – Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável.

Entre os cargos administrativos que ocupou estão os de diretor do Centro de Estudo Sócio-Econômico da Universidade do Chile (CESO), diretor da Divisão de Pós-graduação de Economia da UNAM (México) e do departamento de Doutorado do Seminário Permanente sobre América Latina (México), Conselho Diretivo do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, UFF, e Secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Estado de Rio de Janeiro.

Obras:

“Teoría de la Dependencia: Balance y Perspectivas”, Editora Plaza & Janés.
O Conceito de Classes Sociais, Ed. Vozes, Brasil, outras edições em 5 países latino-americanos.
Forças Produtivas e Relações de Produção, Ed. Vozes, Brasil.
Socialismo o Fascismo: El Dilema Latinoamericano y el Nuevo Carater de la Dependencia, Ed. PLA, Santiago, edições na Argentina, México e Itália.
Imperialismo y Dependencia, Ed. Era, México; Tsuge Shogo, Japão, Academia Ciências, China.
Revolução Científico-Técnica e Capitalismo Contemporâneo, Ed. Vozes, Brasil.
Revolução Científico-Técnica e Acumulação de Capital, Ed. Vozes, Brasil.
Democracia e Socialismo no Capitalismo Dependente, Ed. Vozes, Brasil.
Economia Mundial, Integração Regional e Desenvolvimento Sustentável, Ed. Vozes, Brasil
A Evolução Histórica no Brasil da Colônia à Crise da Nova República, Editora Vozes.

Nenhum comentário:

Busca