domingo, 30 de maio de 2010

Boletim Semanal - Notícias

A VOLTA DA TEORIA DA DEPENDÊNCIA


Cada vez aumenta mais o interesse pela Teoria da Dependência, principalmente em sua versão marxista encabeçada por mim, Ruy Mauro Marini e Vânia Bambirra.

Faço aqui um balanço rápido das ultimas reuniões que participei, assim como os próximos convites que devo atender (ver Agenda).

No dia 13 de abril, eu realizei a aula inaugural do ICHF da UFRJ, sobre o tema: “A Crise civilizatória e a crise das ciências sociais”. Dia 14 na Fundação Getulio Vargas, realizei um seminário sobre “Desenvolvimento e Civilização”, e no dia 16 de abril ministrei uma aula no curso de Economia Política Internacional dirigido por José Luis Fiori sobre o tema: “Da dependência a teoria do sistema mundial”, nesta mesma tarde se realizou um videoconferência organizada pela Rede de Economía Mundial (REDEM) e pela Rede e Cátedra UNESCO-UNU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN).

No dia seguinte em São Paulo, realizei uma aula no Memorial da America Latina como parte do curso sobre America Latina organizado pela Associação Diálogos do Sul. Para continuar lendo o artigo, clique aqui para baixar.

Nenhum comentário:

Busca