sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretário Geral da UNASUL Alí Rodrigues Araque visita o ex-Presidente Lula da Silva, principal criador da UNASUL junto com o Comandante Hugo Chávez

Acompanham esse encontro Monica Bruckman, Professora da UFRJ e Assessora do Secretário Geral da UNASUL e Luiz Dulci, Diretor do Instituto Lula.

Nesta oportunidade foi possível fazer um balanço dos últimos avanços do processo de integração da América do Sul, Alí Rodrigues destacou a necessidade de se desenvolver uma estratégia de defesa dos recursos naturais da região para qual a Secretaria Geral da UNASUL já apresentou uma proposta de resolução aprovada pelo Conselho de Chefes de Estado e já elaborou um documento mais aprofundado sobre o conteúdo dessa estratégia que foi colocada a disposição do ex-Presidente Lula.

Lula colocou o Instituto Lula e sua atuação pessoal a serviço do avanço da UNASUL e da integração da América do Sul em geral. Ele reafirmou a colocação que realizou com um grupo de intelectuais numa importante reunião do Instituto Lula na qual destacou a necessidade de elaboração de uma doutrina da integração para a qual espera um apoio dos próprios Chefes de Estado da região.

Estas reuniões entre camaradas de luta e amigos são uma parte fundamental da integração de uma região considera a Pátria Grande que deve unificar nossos povos. Três lutadoras contra as Ditaduras que prevaleceram na região por 3 décadas são agora Presidentes da República, um líder indígena preside a Bolívia, um economista crítico preside o Equador, um sindicalista preside a Venezuela do líder militar Hugo Chávez, na Colômbia está em curso um acordo para paz depois de 50 anos de guerra, no Uruguai um ex-guerrilheiro Tupamaro assume a presidência e conquista o coração e a mente dos latino-americanos e o Primeiro Ministro da Guiana preside com muito interesse a atual fase da UNASUL. 

O Secretário de Estado do governo estadunidense nos informa há cerca de 5 meses que os EUA abandona a Doutrina Monroe para a região e se rende ao fato de que a América do Sul, América Latina e o Caribe e várias outras organizações sub-regionais criaram uma densidade diplomática, política, cultural e econômica que vem limitando o espaço de um poder imperialista como estava acostumado a exercer o Departamento de Estado.

Mesmo assim existem muitos "espertos" que apregoam a tendência à decadência da integração latino-americana como um fato inexorável. Tais análises deram origem ao conceito inglês de "wishfull thinking", que reflete bem o estado de ânimo de nossas classes dominantes, estas sim em decadência.

Vejam as fotos abaixo deste memorável encontro:


 




Nenhum comentário:

Busca