quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"1964: Um golpe contra o Brasil" é lançado‏

Cada vez se desenvolve mais amplamente uma literatura e filmografia sobre o golpe de 1964. A comissão da verdade acaba com o mito de queo golpe militar começou realmente em 1968. Com isto se quis e se quer retirar a responsabilidade e a cumplicidade de forças pretensamente liberais como a Igreja  que participou amplamente do golpe de Estado contra o governo João Goulart, Juscelino que terminou “legitimando” o golpe no parlamento, a grande imprensa que o preparou com uma terrível guerra psicológica, as grandes empresas e grande parte da burguesia que o apoiou, sem falar nos latifundiários temerosos da reforma agrária, nos militares de direita e outras forças que representavam a mentalidade fascista no país.


 "1964: Um golpe contra o Brasil" é lançado




"1964 - Um golpe contra o Brasil" estreia no sábado

Lançamento acontece no Memorial da Resistência de São Paulo, às 14h
O documentário "1964 - Um golpe contra o Brasil", de Alipio Freire, será lançado no próximo sábado, 2 de março, no Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório 66, próximo ao Metrô Luz).

Feito a partir de depoimentos de personagens que viveram, como militantes, aquele período, o filme discute as razões que levaram ao golpe civil e militar que derrubou o governo do presidente João Goulart.

Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo Jango, Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST João Pedro Stedile estão entre os personagens ouvidos.

A sessão começará às 14 horas, no auditório do Memorial da Resistência de São Paulo. Após a exibição do docuemntário será realizado um debate com o diretor.

O filme é uma produção do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT - Televisão dso Trabaladores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Copyright © 2013 nucleo memoria, All rights reserved. 

Busca

Carregando...