quinta-feira, 29 de setembro de 2011

INEST criado pelo CUV ontem

A seguir publicamos o e-mail recebido do amigo Eurico de Lima Figueiredo, nossa resposta e a sua resposta, em torno da ótima notícia da aprovação no Conselho Universitário da UFF do INEST:

"Prezados colegas e amigos,

Em reunião ordinária do Conselho Universitário, CUV, ocorrida na data de hoje, ficou decidida, por votação unânime, a criação do Instituto de Estudos Estratégicos, o INEST, na nossa querida UFF. O INEST já é agora composto por uma graduação, uma pós-graduação (mestrado) e um centro de estudos e pesquisas que reune sete laboratórios temáticos. Dispõe de uma revista eletrônica e uma outra, impressa, bilíngue (português/inglês), em cooperação com o Laboratório das Nacionalidades. Continua próficua sua parceria com as instituições militares de altos estudos (EGN/ECEME/ECEMAR-UNIFA, IME). A proposta de criação do Curso de Doutorado já foi encaminhada a CAPES. Nossas expectativas em relação a sua aprovação ao final deste ano são altas. No inicío de 2012 nossa população chegará a 500 pessoas, professores, alunos, funcionários.
A oficialização do INEST requer, ainda, sua implantação nas estruturas acadêmicas e administrativas da UFF. Isso deverá demorar algo como uns 45 dias, em uma hipótese realista, segundo informações que já posso dispor.
Como único de sua espécie em todo o Brasil, o INEST, em pouco tempo, afirmar-se-á como referência no sistema universitário brasileiro. Pela sua originalidade, ineditismo e singularidade, atrairá para si, como já atrai, na área, a atenção dos estudiosos no Brasil e no exterior. Estou muito feliz por poder servir à UFF e ao Brasil, no limite de minhas possibilidades.
Em meu nome, e em nome dos que represento, muito obrigado a todos e a cada um pelo apoio concedido.
Grande abraço,

Eurico de Lima Figueiredo
Professor Titular - UFF
Coordenador do NEST - UFF"

"Querido coordenador do INEST, professor titular da UFF,

Eurico de Lima Figueiredo:

Quero compartir a emoção desta vitória com você e com René Dreifuss, ao qual mantivestes uma fidelidade intelectual e emocional que creio haver te dado forças para levar adiante um projeto que parecia a muitos impossível de realizar-se. Sofrestes muitas baixas no caminho mas não te intimidastes mas sobretudo soubestes manter sua capacidade agregadora num meio que estava corroído por conflitos menores. Conseguistes colocar o objetivo histórico de forjar um instrumento de reflexão sistemática cívico-militar sobre nosso destino nacional por sobre estes falsos conflitos. Teu triunfo te afirma como liderança intelectual e política.

Além de cumprimentar-te pela vitória neste passo fundamental, aguardo teus próximos passos nos quais creio que poderei ajudar-te mais pois estão mais próximos de minhas tarefas atuais: trata-se de assegurar o lugar histórico do Instituto como centro de pesquisa e formulação de propostas científicamente fundadas e historicamente relevantes. Trata-se de colocar em prática os objetivos que te moveram nesta empreitada cheia de triunfos devidos à sua determinação. Estou certo de que saberás materializar o sonho que trazes desde os dias de luta comum com René.

Adiante companheiro. O Brasil saberá compreender a dimensão histórica de sua dedicação.

Sempre ombro a ombro com teus ideais que são nossos.

Theotonio Dos Santos

Membro do Conselho Acadêmico do INEST, Professor Emérito da UFF, Presidente da Cátedra UNESCO-UNU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável."

"Theo,
Amigos fazem bem a alma. Tenho por você admiração, respeito, alta consideração. Acho-o um homem especial. Um intelectual de primeira grandeza, no Brasil e no exterior. Sua obra ficará. Receber sua atenção orgulha-me. Dão-me forças. Trazem-me alento. Muito obrigado. Se for possível, gostaria que fosse estampada no seu blog minha resposta a sua carta nos termos abaixo.
Abraço grande,
Eurico

Meu querido amigo Theotonio dos Santos, Professor Emérito!

Muito agradeço suas palavras de incentivo, apoio, solidariedade. A constituição do Instituto de Estudos Estratégicos, o INEST, é uma obra que exigiu -e ainda exigirá! - muito de todos nós. Você é um companheiro de primeira hora. Firme, forte, seguro.
Não há verdadeiramente democracia se a sociedade civil não chama para si a formação e desenvolvimento do pensamento estratégico. Leis e marcos jurídicos são importantes, é claro. Mas sem um pensar claro sobre as relações civis-militares voltadas para a defesa e a segurança do nosso país nos contextos nacional internacional, não se avança. Repete-se o passado. A questão fica restrita ao fechado círculo dos diplomatas e das forças armadas. Antes, a academia se ausentava por incompreensão, preconceito, até mesmo por desdém. Não se faz um grande país assim. O INEST trará indelével contribuição, estou certo.
Criado formalmente o INEST, teremos que cuidar de sua implantação formal nas estruturas administrativas e acadêmicas da UFF. Isso levara algo entre 30 e 45 dias. Antes do final do ano deverá estar tudo pronto. Sua contribuição será, então, mais importante ainda. Te-lo ao nosso lado será uma honra. O INEST será sempre a sua casa. Faremos todos esforços para que você encontre entre nós, as melhores condições para desenvolver seu trabalho. Trará luz a todos nós.
Quanto ao nosso René Dreifuss, ele estará sempre presente. Por iniciativa minha, outorgaremos este ano o Prêmio René Dreifuss para distinguir a melhor tese e dissertação dos nossos programas de pós-graduação. A sala do curso de doutorado em nosso prédio leva, também, desde já, o nome dele. Os amigos se vão; permanecem a memória de suas realizações.
O abraço muito especial do seu amigo,
Eurico de Lima Figueiredo
Professor Titular de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos - UFF"

Nenhum comentário:

Busca