terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Muitas Homenagens em 2008

por Theotonio dos Santos

"A uma certa idade as homenagens predominam e a gente até que gosta. Logo no começo do ano recebi a mensão honrosa do mais importante concurso de Ensaios da América Latina ( El Libertador - Pensamiento Crítico) pelo meu livro Del Terror a la Esperanza- Auge y Decadencia del Neoliberalismo, edição em espanhol do livro com o mesmo título editado em portugues pela Editora Idéias e Letras de Aparecida. O livro foi editado em espanhol pela Editora Monte Ávila, da Venezuela. Por sinal, está em marcha a sua tradução para o chines para publicação na Editora da Academia Chinesa de Ciencias Sociais, principal instituição chinesa de estudos sociais. Aliás muito me orgulho de ser o único cientista social latino americano com 5 livros já publicados em chines.

Outras homenagens que me comoveram foi a recepção do título de doutor honoris causa das universidades peruanas Ricardo Palma e a orgulhosa Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Decana de las Américas. San Marcos foi a primeira universidade das Américas, criada na década de 1560. Foi um dos centros da independência entregando o doctor honoris causa a Bolívar e San Martín. Isto é que é companhia.

No final do ano a Universidade Federal Fluminense me outorgou o título de Professor emérito que vou receber oficialmente em abril, numa cerimônia organizada pela universidade. Dizem que até se usa beca. San Marcos usou também para entregar o doctor honoris causa de Vargas Llosa por exigência dele. Eu não faço este tipo de exigência mas tambem não me recuso a usá-las. Quando nos formamos em 1961,na FACE, da hoje UFMG, tiramos uma foto dançando o "Cancan" de becas: eu, o Betinho, o Simon Shwartzman e o Antonio Octávio Cintra que eu me lembre. Irreverências de jovens rebeldes, mas a verdade é que usamos as becas...

Recebi também o título de Sócio Honorário da Associação de Economistas de Cuba, durante o IX seminário Internacional sobre globalização e desenvolvimento, a mais importante reunião de economistas do mundo. Por sinal já tinha recebido homenagem semelhante no VII Seminário, das mãos do próprio Comandante Fidel Castro.

Parece que 2009 continuará cheio de homenagens. Mas espero a maior homenagem: que leiam com cuidado meus trabalhos e ajudem a compreender e transformar este mundo desesperante em que vivemos."

Nenhum comentário:

Busca