segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ATIVIDADES NO MÉXICO: RECEPÇÃO DA CÁTEDRA RICARDO TORRES GAITAN (IIEC – UNAM): 1 – CONFERÊNCIA MAGISTRAL SOBRE TEORIA DO DESENVOLVIMENTO E CIVILIZAÇÃO; 2 – SEMINÁRIOS SOBRE DESENVOLVIMENTO E CIVILIZAÇÃO; 3 – LANÇAMENTO DAS OBRAS REUNIDAS DE THEOTONIO DOS SANTOS; CONFERÊNCIA MAGISTRAL NOS 40 ANOS DO SEMINÁRIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (PÓS – GRADUAÇÃO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNAM) E CONFERÊNCIA MAGISTRAL SOBRE GLOBALIZAÇÃO E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO (CIISDER – UAT)


Recepção da Cátedra Ricardo Torres Gaitan

A Cátedra Ricardo Torres Gaitán do Instituto de Investigaciones Economicas – IIE da Universidade Autônoma do México – UNAM foi outorgada este ano ao Professor Doutor Theotonio dos Santos, ex – pesquisador deste instituto e ex – diretor do Doutorado de Economia e da Divisão de Pós – Graduação da Faculdade de Economia da UNAM.

A Cátedra constou de uma Conferência Magistral sobre “Desenvolvimento e Civilização” no dia 16 de fevereiro tendo como comentarista Orcar Ugarteche, pesquisador do IIE e grande especialista da história do sistema financeiro mundial e organizador do Observatório Sócioeconomico da América Latina. Publicamos ao final desta matéria o texto que serviu de base a esta palestra.

Em seguida foi apresentado o cd sobre as Obras Reunidas de Theotonio dos Santos com a participação dos professores Carmen del Valle e Javier Jasso que organizaram esta antologia.

O IIE promoveu nos dias seguintes duas oficinas (Talleres) dirigidas pelo homenajeado sobre “Desarrollo y Civilización”, tema do seu próximo livro em português pela EDUERJ e em edição digital pela Biblioteca Virtual da CLACSO.

O Professor Theotonio dos Santos assinou nesta oportunidade o contrato de publicação deste livro pela Editora Siglo XXI. Os leitores podem acessar estas obras através dos seguintes links: http://ru.iiec.unam.mx/3105/ e http://biblioteca.clacso.edu.ar/ .

Sobre essas atividades foi realizado um programa de televisão do IIE “Platicando de Economía” com o tema “Presente e perspectivas das economias da América Latina e dos EUA”.


40 anos “Seminário Interinstitucional de Economia e Administração da Ciência e da Tecnologia” – SEACYT (na sigla em espanhol) da Pós – Graduação em Economia e Administração da UNAM

Na tarde de 17 de fevereiro no edifício de Pós – Graduação de Economia se comemorou os 40º Aniversário do “Seminário Interinstitucional de Economia e Administração da Ciência e da Tecnologia” – SEACYT (na sigla em espanhol), que foi criado em 1976 pelo Professor Doutor Theotonio dos Santos e Professor Doutor Leonel Corona, o qual menteve em funcionamento este seminário mesmo depois da volta ao Brasil de Theotonio dos Santos diante da conquista da anistia. A conferência do convidado foi sobre “Desenvolvimento e Civilização: Globalização, Inovação e Crescimento”.

Conferência Magistral sobre Globalização e Alternativas de Desenvovimento

Nesta oportunidade a “Secretaría de Investigación Científica y Posgrado” del “Centro de Investigaciones Interdisciplinares sobre Desarrollo Regional” da “Univerdad Autónoma de Tlaxcala” – CIISDER realizou uma Conferencia Magistral do Professor Theotonio dos Santos sobre “Hacia una nueva fase de la Globalización y las Alternativas de Desarrollo”.

Teoría del desarrollo y civilización (texto preliminar)

Este texto se baseou na primeira parte da intervenção do Professor Theotonio dos Santos no Seminário “Alternative pathways to sustainable development: lessons from Latin America”, organizado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento de Genebra. 
 

Nenhum comentário:

Busca