terça-feira, 24 de abril de 2012

Theotonio no Chile: renascimento do Chile crítico e inovador

1. Convite:


2. Anúncio do programa de Atividades: 



 3. Foto da equipe organizadora: 


Da esquerda para a direita: Theotonio dos Santos, Leonardo Jeffs Castro (diretor do Instituto de História e Ciências Sociais), Eduardo Aquevedo (organizador da visita a Valparaíso) e Juan Orellana Peralta (diretor do Instituto de Sociologia). 

4. Inauguração do Ano Acadêmico da Faculdade de Humanidades 16/04 às 12h: Se iniciaram os trabalhos da minha viagem com a Conferência Inaugural do Ano Acadêmico do Instituto de Sociologia e do Instituto de História e Ciências sociais com o tema “História e sociologia: Desafios atuais”. O auditório da faculdade de humanidades esteve lotado com vários alunos no chão e em pé. O debate foi bem colocado e muito voltado para a situação do Chile que viveu durante vários anos na ditadura militar e no governo da concertação submetido ao chamado pensamento único neoliberal. Pode-se dizer, neste momento que há uma verdadeira rebelião contra este domínio ideológico sobre as ciências sociais. Depois do evento realizamos reuniões com autoridades da Universidade nas quais se expôs um plano de cooperação entre as universidades chilenas e brasileiras. 

5. Seminário sobre os desafios das ciências sociais na América Latina 17/04 entre 15h e 17h: realização de um seminário sobre desafios das Ciências Sociais na América Latina. Nesta ocasião participou um público predominantemente de professores e pesquisadores da faculdade, além de estudantes dos níveis mais avançados. Novamente se discutiu os caminhos e alternativas para intelectuais e cientistas para reorientar profundamente a pesquisa e o ensino das ciências sociais na América Latina. Nesta oportunidade também revi vários ex-alunos, colegas que entregaram um conjunto de trabalhos cuja lista apresento no final deste informe. 

6. Conferência inaugural da IV Jornada de História das Relações Internacionais 18/04: Realizei a conferência inaugural da IV Jornada de História das Relações Internacionais que versou sobre o atual sistema mundial e o papel da América Latina que se realizou no Instituto de História e Ciências Sociais. Estiveram presentes os membros participantes desta jornada que vem se concentrando muito na problemática latino-americana e na integração. Note-se que o Chile nos vários governos da ditadura para cá se separou da América Latina até formalmente como na retirada do país do grupo andino e sua recusa de integrar o Mercosul. Só muito recentemente vem se ampliando as relações com a região. A explicação seria a reestruturação do comércio exterior chileno que tem hoje como principal mercado a China e uma crescente relação econômica com a América Latina não só comercial, mas também de investimentos chilenos. 


Foto da conferência inaugural do Instituto de História e Ciências Sociais tendo ao lado o presidente das Jornadas Leonardo Jeffs Castro e o secretário executivo das Jornadas. 

7. Publicação do anúncio da recepção do título de Doutor Honoris causa da Universidade do Valparaiso. 


Publicação do anúncio da recepção do título de Doutor Honoris causa da Universidade do Valparaiso publicado no jornal El Mercurio de Valparaiso no domingo 15 de abril de 2012. 

8. 18/04 - Recepção do título Doutor Honoris Causa. 


Mesa da outorga do Doutor Honoris Causa. Da esquerda para a direita: Theotonio dos Santos; Rosivaldo Coralles Jorquera (Secretário Geral da Universidade de Valparaiso); Aldo Valle Acevedo (Reitor da Universidade de Valparaiso); Decano da Faculdade de Humanidades e o diretor do Instituto de Sociologia. 



Recebimento do certificado de doutor honoris causa pelo reitor da universidade Aldo Valle Acevedo. 

9. Certificado Honoris Causa dado pela Universidade Valparaíso do Chile.  



Certificado de Doutor Honoris Causa.

Busca