sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Teoria da Dependência continua a renascer...

Recebo com muita honra a iniciativa da diretoria da Sociedade Brasileira de Economia Política, SEP (criada num Encontro na UFF, em 1999, com a participação de um grupo bastante importante de economistas políticos brasileiros, e em cuja sessão de abertura participei como um dos 3 conferencistas) de apresentar o meu nome para o prêmio anual da WAPE. Lembro aos leitores deste blog que o XII Encontro Anual da SEP que se realizou este ano dedicou uma sessão extremamente importante aos “40 anos da teoria da dependência” que tomou como referência meu artigo sobre “The Structure of Dependence”, publicado na The American Economic Review, em 1970. Os materiais que apresentei nesta sessão foram incorporados no último número da Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política (número 30 – Outubro de 2011) formando um dossiê de 60 páginas, que pode ser visto neste blog.

Esta conquista teórica foi combatida fortemente no Brasil com uma deformação sistemática de suas teses principais, mas é uma referência necessária em várias partes do mundo, particularmente nos Estados Unidos onde é considerada uma das 3 correntes básicas da Economia Política Internacional (ver The Library of International Economy, 5 volumes editados pela Edward Elgar, dirigida por Helen Milner e Robert O. Keohane e em particular o vol. 5 desta serie, editado por David A. Baldwin, sobre Key Concepts in International Political Economy) ou na China, onde meu livro sobre Imperialismo e Dependência já esgotou 2 edições, ao lado de 5 livros mais já traduzidos e publicados pela Editora da Academia de Ciencias Sociais, incluindo um dos meus últimos livros sobre Do Terror à Esperança: Auge e Declínio do Neoliberalismo que acaba de ser traduzido e já está no prelo. Aproveito para chamar a atenção também para a edição pela Biblioteca Ayacucho de clássicos latinoamericanos do meu livro Imperialismo y Dependencia, em co-edição com o Banco Central da Venezuela.

A partir da experiência brasileira da SEP se constituiu uma Sociedade de Economia Política Latinoamericana (SEPLA) que está em plena expansão. A World Association of Political Economy (WAPE) é de fundação recente por iniciativa de economistas políticos chineses, sobretudo de Shangai, em articulação com os economistas marxistas japoneses, que têm uma enorme associação, e dos economistas radicais dos Estados Unidos. Espero que aumentemos nossos contatos com estas correntes internacionais que buscam colocar de pé uma opção teórica e de pesquisa mais que necessária. A América Latina é um dos mais importantes centros de pensamento marxista, particularmente no campo da economia política. Devemos estar na vanguarda da criação de uma Sociedade Mundial de Economia Política.

Prezados associados da Sociedade Brasileira de Economia Política,

a World Association for Political Economy (WAPE) realiza uma premiação anual durante seu encontro internacional para prestigiar autores e pesquisadores do campo da economia política marxista. O prêmio intitulado "The Distinguished Achievement Award of World Political Economy of the 21st Century” em o objetivo de promover a pesquisa em  economia política por meio do reconhecimento de contribuições de economistas de diferentes países que tenham realizado inovações importantes em teoria e metodologia. A escolha do premiado é feita por uma Comissão de Avaliação estabelecida pela diretoria da WAPE com base na obra do candidato. O regulamento oficial da premiação está disponível em link no site da SEP (www.sep.org.br). Visando contemplar as variadas partes do globo, o presidente da WAPE, prof. Xiaoqin (Allen) Ding, está convidando os colegas da SEP a participarem como candidatos ao prêmio de 2012. Qualquer um pode se inscrever e as indicações podem ser feitas individualmente através do preenchimento do formulário que deve ser enviado ao prof. Allen (wape2006@gmail.com) até 25/03/ 2012. A Diretoria da SEP decidiu encaminhar a indicação do Theotônio dos Santos.

A Diretoria

Nenhum comentário:

Busca