domingo, 6 de fevereiro de 2011

CARTA SOBRE GREGORIO ELSER

BEATRIZ BISSIO E NEIVA MOREIRA FORAM AMIGOS MUITO ÍNTIMOS DE GREGORIO SELSER. ELA ME ENVIOU UMA NOTA QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS:

Caro Theotonio,

Que saudades do Gregório!! Ao ver as fotos dele me vieram à memória os dias do Peru, quando Gregório, Horácio Verbitsky e nós (Neiva e eu) morávamos numa pensão de Miraflores, em Lima. O quarto dele ficava exatamente enfrente ao nosso. Gregório acordava às 6:00 da manhã e as 7:30 já tinha lido todos os jornais e batia na nossa porta, insistindo em que era hora de descer a tomar café para comentar as notícias...
Gregório, Horácio, Neiva e eu tínhamos junto com Pablo Piacentini (o único que, por ser filho e herdeiro de um grande fazendeiro da pampa úmida, conseguia alugar uma casa!) uma "agencia de notícias" e vendiamos matérias para os jornais de Lima, além de preparar desde o exílio peruano as últimas edições da revista "Terceiro Mundo" que Julia Constenla conseguiu editar na Argentina! Trabalhávamos juntos diariamente, partilhando informações e sonhos...
E depois da queda de Velasco nos reencontramos no México, onde convivimos tão intensamente quanto no Perú, até o seu trágico fim!

É uma grande alegria saber da oportuna reedição da obra de Gregório! E também saber que Irene, que estagiou na nossa editora no México antes de ir morar na Nicarágua, está cuidando da preservação da obra de seu pai.

Um forte abraço,

Beatriz

Um comentário:

Fernando disse...

O Arquivo Gregório e Marta Selser:
http://selser.uacm.edu.mx/Sitio_Camena/sitioCamena.html

Busca