terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mais homenagens a Theotonio dos Santos:

PROFESSOR HONORÁRIO E DOUTOR HONORIS CAUSA DA TRICENTENARIA UNIVERSIDADE NACIONAL DE SANTO ANTONIO ABAD DE CUSCO.


Apesar da Universidade encontrar-se numa greve de professores, a Reitoria da mesma decidiu entregar ao Professor Theotonio dos Santos a sua declaração de professor honorário, em cerimônia realizada no seu Salão de Graus, com a presença de cerca de 300 convidados.A solenidade de entrega do Doutor Honoris causa ficou adiada sine die, quando voltar a funcionar regularmente a Universidade.

Na conferência pronunciada nessa ocasião, o Professor Theotonio Dos Santos demonstrou as limitações das políticas anti-cíclicas atuais que empurram para daqui há 7 ou 10 anos uma nova crise muito mais profunda da economia mundial, ao esgotar-se nesta oportunidade as inovações tecnológicas do paradigma tecnológico atual, ao mesmo tempo em que os desequilíbrios colossais da economia mundial atual estarão ainda mais profundos com a acentuação do déficit comercial e fiscal não somente dos Estados Unidos mas também dos principais países capitalistas do centro do sistema econômico mundial. Nesta oportunidade, a lembrança da crise de 1929 será um modesto exemplo da profundidade da depressão da economia mundial. Neste novo contexto, o capitalismo de Estado será uma realidade ainda mais impressionante do que se desenha no momento atual. Até que ponto o Estado poderá utilizar seu poder cada vez mais forte para buscar um caminho pós-capitalista dependerá sobre tudo dos avanços democráticos e socializantes que se consiga alcançar nos próximos anos.

Na mesma oportunidade, uma equipe de 5 professores realizou uma mesa redonda de discussão da conferencia magistral realizada pelo professor brasileiro, com a presença do Decano do Colégio de Economistas de Cusco que outorgou ao professor homenageado o título de membro honorário do Colégio de Economistas de Cusco, por seu aporte teórico e prático à Ciência Econômica.


Nenhum comentário:

Busca