sábado, 3 de maio de 2014

HOMENAGEM A MEU QUERIDO AMIGO ABDIAS NASCIMENTO.

O "lendário" Abdias Nascimento foi professor na State University of New York (SUNY) na mesma época em que eu estava nesta mesma universidade como professor visitante. Embora estivéssemos   em diferentes campi fui abordado pela mãe de uma aluna minha que era aluna de Abdias. Ela me perguntava se deveria participar das sessões de Ubanda que ele incluía no seu curso sobre cultura africana. Eu lhe respondi:  "Sem estes exemplos vivos a senhora não vai aproximar-se desta realidade cultural. E só assim começará a romper com  os preconceitos anti-africanos contra os quais Abdias luta há muitos anos." 

Eu já havia compreendido, desde minha primeira estadia nos Estados Unidos, em 1969, que não se tratava de meros direitos civis. Os afro americanos, como as demais civilizações aniquiladas pelo Ocidente, reivindicavam o esplendor de suas civilizações originais e de seu alto desenvolvimento cultural e social. Na mesma época, o Brasil reivindicava seu papel nesta afirmação universal dos povos colonizados,  ao romper,  sob a liderança de Abdias, com a discriminação brutal contra a cultura "negra" que terminou se impondo em fantásticas afirmações culturais no solo americano, desde os Estados Unidos, passando pelo Caribe e chegando a toda América Latina, onde se encontra,  cada vez mais claramente,  com o esplendor das civilizações de nossas populações originárias que chegam agora a 5.000 anos da fantástica civilização de Caral, oculta sob as areias do norte do Peru até 17 anos atrás.

Que viva Abdias Nascimento, luz de nosso povo. 

Que meus leitores nos Estados Unidos não percam a iniciativa abaixo. Parabéns para Elisa Larkin Nascimento que tão bem cuida desta herança.


Nenhum comentário:

Busca