domingo, 13 de outubro de 2013

Instituto Sul-Americano de Governo e Saúde(ISAGS),orgão da UNASUL chama a atenção para a publicação da revista da ALAI sobre desenvolvimento e recursos naturais, organizada por Monica Bruckmann.


Notícias

Publicação reúne textos sobre desenvolvimento e recursos naturais na integração da América do SulEm: 10/10/2013 às 16:52:50
Publicação lançada pela Agência Latino-Americana de Informação (ALAI) no mês passada reúne uma série de textos sobre desenvolvimento e recursos naturais para a estratégia de integração da América do Sul. A edição de setembro da “América Latina en Movimiento”, intitulada “Recursos e desenvolvimento: estratégias na união sul-americana" traz contribuições do Secretário-Geral da Unasul, Alí Rodríguez Araque; da Dra. Monica Bruckman, consultora do bloco e coordenadora de um grupo de pesquisa sobre recursos naturais sediado no ISAGS; e do Dr. Alfredo Forti, Diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa da Unasul (CEED). 
A publicação visa recuperar algumas das discussões realizadas durante a I Conferência da Unasul sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região, realizada em Caracas (Venezuela). O evento reuniu durante quatro dias chefes de Estado, acadêmicos, especialistas e lideranças regionais para discutir o desenvolvimento do continente a partir do aproveitamento de suas riquezas e terminou com uma defesa da elaboração de uma estratégia continental sobre o tema e a definição de uma agenda de encontros para dar continuidade ao debate.
Em seu artigo, intitulado “Unasul: Uma estratégia integral”, Alí Rodríguez afirma que os recursos naturais “são, de longe, a maior fortaleza da nossa região”. “Isso impõe a necessidade de definir uma política comum, uma estratégia e um plano que tenha como alavanca o aproveitamento racional desses recursos”. Segundo o Secretário-Geral, o principal desafio dos países da região é promover o bem-estar e a superação da pobreza a partir da exploração responsável dos recursos e com agregação de valor, “o que implica desenvolvimento científico e tecnológico, formação de recursos humanos, além da criação de instituições com o Banco do Sul”.
Monica Bruckmann ressalta em seu texto que “a conjuntura latino-americana se desenvolve no contexto de uma profunda redefinição das estruturas de poder hegemônico mundial”, a qual tem entre suas características mais nítidas a crescente importância dos recursos naturais. Alfredo Forti, por sua vez, discute as possibilidades de articular uma estratégia regional que tenha os recursos naturais como “fator central do interesse regional” e uma política de defesa voltada à proteção desse interesse.
Em novembro, a Secretaria-Geral da Unasul realizará no Rio de Janeiro o “Foro sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Industrialização na América do Sul”, que terá participação do ISAGS.

Busca