sexta-feira, 17 de junho de 2011

VII COLÓQUIO SEPLA - PROGRAMAÇÃO FINAL

A Sociedade Latinoamericana de Economia Política e Pensamento Critico (SEPLA) é a culminação de vários movimentos nacionais de resistência teórica e analítica do pensamento progressista latino americano. Talvez o principal deles foi a criação da Sociedade de Economia Política do Brasil (SEP) que fundamos na década de 80 e que se reúne al mesmo tempo que a Sociedade Latinoamericana. Com uma importante maioria marxista, estas iniciativas contemplaram também a participação de keynesianos y schumpeterianos numa aliança contra o pensamento único neoliberal. O avanço de governos de centro esquerda e de esquerda na região vem colocando a necessidade de esclarecer as diferenças entre estas três correntes da economia política e do pensamento crítico. Este encontro da SEPLA mostra a importância crescente da retomada da teoria da dependência neste contexto de superação da impostura neoliberal.

Vejo com muita satisfação não somente a mesa em que participarei sobre 40 ANOS DA TEORIA DA DEPENDÊNCIA, que toma meu artigo sobre "The Structure of Dependence" na American Economic Review como data fundadora da teoria. Creio que se refere neste caso à sua consagração internacional, ao romper as portas da cidadela do main stream do pensamento econômico tradicional.

Mas além desta mesa que muito me honra e aos companheiros que iniciamos esta batalha de repercussão mundial, estão outras mesas sobre o pensamento de Ruy Mauro Marini, e do seu debate contra as falsificações de Fernando Henrique e José Serra, realizadas contra nós no seu artigo super divulgado no Brasil. É interessante a retomada da problemática do subimperialismo que não deve confundir-se com a posição de liderança que lhe cabe ao Brasil na luta pela integração sul e latino americana.

Creio que estas iniciativas ajudam a que nos situemos num terreno mais firme para desenvolver nossa luta secular pela libertação e emancipação de nossos povos. Fazendo assim das Ciencias Sociais uma arma poderosa para cumprir estes objetivos.

Para baixar a programação completa, clique aqui.

P.s.: quando for baixar, pode-se ter que clicar em um lugar, e esperar um pouco para baixar no easyshare.

Nenhum comentário:

Busca