segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Homenagem à MAURICE JACQUES BAZIN (1934 -2009)

Na última segunda-feira à noite faleceu na Casa de Saúde S. José , Rio de Janeiro, em virtude de complicações após cirurgia para pontes de safena, Maurice Bazin. Abaixo publicamos texto de homenagem escrito por David Lerner:

MAURICE JACQUES BAZIN (1934 -2009)
Físico, Professor, Cidadão do Mundo.


Nasceu em Paris, França. Formado na École Polytechnique de Paris. Ph.D. em física nuclear experimental de altas energias pela Stanford University em 1962. Docteur en Sciences, Université de Paris, França, 1975. Honorary Doctor of the University, Open University, Inglaterra, 1993.
Até 1975, foi professor das Universidades de Princeton e Rutgers(USA), e fez parte sempre do coletivo e revista "Science for the People".
Optou por viver na Europa onde foi profesor na Universidade de Évora, e deu cursos na Universidade de Lisboa, na época da "Revolução dos Cravos".
Coordenou oficinas de treinamento de professores de Ciências na África (Angola, Guiné Bissau) através da UNESCO.
Durante o governo Allende ( 1970/73) deu cursos no Chile para professores e para operários em fábricas, colocando em prática suas idéias sobre "ciência para o povo".
Nos anos '70 e '80 foi correspondente da Revista Nature, em Portugal e no Brasil.
A partir de 1979 passa a residir no Brasil onde foi professor da UNICAMP e do Departamento de Física da Universidade Católica do Rio de Janeiro, colaborando intensamente com o Professor Pierre Lucie, dedicando-se à melhoria do sistema de ensino de física básica. Foi pioneiro na divulgação científica e na fornação de professores de
ciência tendo participado ativamente na fundação do primeiro museu interativo de Ciências do Rio de Janeiro, Espaço Ciência Viva.
Nos anos '90 volta aos Estados Unidos e passa a distribuir o seu tempo entre o Teacher Institute do Exploratorium, em São Francisco e as Oficinas Comunitárias de Ciência na Califórnia e no Brasil, onde organizou treinamentos de professores de ciências e participou da revista Ciência Hoje das Crianças.
Foi também membro da Comissão Científica do Pavilhão dos Conhecimentos - Centro Ciência Viva de Lisboa, Portugal.
No inicio dos anos 2000 sua nova passa passa a ser Florianópolis onde colaborou com o jornal A Noticia de Santa Catarina e no jornal da comunidade do Campeche onde foi também diretor de educação e cultura
da Associação dos Moradores (AMOCAM). Como consultor do Instituto Socioambiental (ISA), assessorou os povos indígenas do Alto Rio Negro no reencontro de suas etnomatemáticas. Membro do Instituto de Politica Linguistica (IPOL) assessorou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Florianópolis.
Em 2007, volta a residir no Rio de Janeiro e retoma uma colaboração ativa com o Espaço Ciência Viva e dá assessoria aos professores de Física no Instituto Nacional de Surdo Mudos. Até o final de sua vida, sempre trabalhou por uma sociedade mais justa e um mundo viável para todos.
Seus amigos e seus ex-alunos lembrarão para sempre do amigo Maurice, sorridente, intenso e ativo, cujos interesses múltiplos o levavam a interagir e participar de tantos projetos socioeducativos bem sucedidos.
Faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos e deixa quatro filhos, dois residentes nos Estados Unidos e dois no Brasil.



Nenhum comentário:

Busca