CONHECI JULIÃO EM MINAS NUMA CONFERENCIA INESQUECÍVEL NO ENORME AUDITÓRIO DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. NAQUELE TOM MÍSTICO QUE ENCANTAVA OS CAMPONESES E SURPREENDIA OS INTELECTUAIS, ELE AFIRMAVA ENTÃO: "VENHO DA CHINA CRISTÃ. A CHINA DE MAO TSÉ TUNG". LOGO SE MOBILIZOU UM GRUPO DE COMPANHEIROS DE VÁRIAS ORIGENS. NÓS NOS REUNIMOS PARA ENTENDIMENTOS POLÍTICOS. COMO DIRIGENTE DA POLOP ESTABELECEMOS UM DIÁLOGO MUITO FRUTÍFERO NA DIREÇÃO DE UMA FRENTE. EM SEGUIDA, VEIO A PREPARAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL CAMPONÊS DE 1960. JULIÃO SE AFIRMOU ENTÃO COMO O GRANDE LIDER DOS CAMPONESES BRASILEIROS, APESAR DA TENTATIVA DE HEGEMONIA DOS COMPANHEIROS DO PCB. NOSSA ATUAÇÃO FOI FUNDAMENTAL PARA ESTA AFIRMAÇÃO E A CRIAÇÃO DE NOVAS LIGAS EM TODO O PAÍS. EM SEGUIDA LHE DEMOS TODO O APOIO PARA A CRIAÇÃO DO MOVIMENTO RADICAL TIRADENTES QUE BUSCAVA CAPITALIZAR A LIDERANÇA DOS REVOLUCIONÁRIOS MINEIROS PELA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL. ELE FICOU EM NOSSA CASA (VANIA BAMBIRRA ASSUMIU MUITO DIRETAMENTE A LIDERANÇA DA FRENTE COM O MRT E ELE SE ABRIGAVA EM NOSSA CASA QUANDO IA A BELO HORIZONTE).
TALVEZ ESTA ATUAÇÃO FOI A RAZÃO PELA QUAL O TRIBUNAL MILITAR DE JUIZ DE FORA ME CONDENOU A 15 ANOS DE PRISÃO COMO "MENTOR INTELECTUAL DA PENETRAÇÃO SUBVERSIVA NO CAMPO". ESTIVEMOS JUNTOS NO DIA DO GOLPE DE 1964 , NUMA GRANDE CONCENTRAÇÃO NO TEATRO NACIONAL QUE NÃO PODE TER CONTINUIDADE NA MEDIDA EM QUE O PRESIDENTE JANGO DEIXOU BRASILIA E A PRÓPRIA PRESIDENCIA. EU TIVE QUE IR PARA A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PARA TENTAR ALGUMA RESISTÊNCIA. TIVE QUE ABANDONAR A REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO DA RESISTÊNCIA PORQUE A POLÍCIA JÁ ESTAVA ME BUSCANDO.
SÓ NOS REENCONTRAMOS EM 1974 QUANDO ME EXILEI PELA SEGUNDA VEZ, DEIXANDO O CHILE PISADO POR PINOCHET PARA O MÉXICO ONDE JULIÃO HAVIA SE EXILADO E ERA UMA DAS MAIS QUERIDAS FIGURAS DA ESQUERDA MEXICANA NO SEU SENTIDO MAIS AMPLO. FOI AÍ QUE NOS LIGAMOS A BRIZOLA, ATRAVÉS DE UMA ARTICULAÇÃO QUE INCLUÍA NEIVA MOREIRA E BEATRIZ BISSIO, BETINHO E MARIA, VANIA BAMBIRRA E OUTROS COMPANHEIROS. ÉRAMOS CONHECIDOS COMO OS "MEXICANOS", UMA FACCÇÃO RADICAL DA REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHISMO COMO CAMINHO BRASILIERO PARA O SOCIALISMO. VOLTAMOS PARA O BRASIL JÁ ARTICULADOS COM BRIZOLA E JULIÃO PARTICIPOU DA PREPARAÇÃO DO PROGRAMA DO PDT QUE CONTOU COM UMA PARTICIPAÇÃO MUITO INTENSA DO GRUPO DO MÉXICO SEMPRE SOB O COMANDO DE BRIZOLA, QUE CUMPRIU ESTRITAMENTE O PROGRAMA, COMO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CONTANDO ESPECIALMENTE COM O APOIO FUNDAMENTAL DE DARCY RIBEIRO QUE TAMBÉM PARTICIPOU INTENSAMENTE DA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA QUE ELE CUMPRIU. JUNTAR JULIÃO, BRIZOLA, DARCY, NEIVA MOREIRA NUM GRANDE PARTIDO DE MASSAS ERA UMA TAREFA HERCÚLEA E DESTINADA A DEIXAR UMA MARCA PROFUNDA NA ESQUERDA BRASILEIRA.
INFELIZMENTE JULIÃO NÃO ENCONTROU UMA BASE ELEITORAL SÓLIDA EM PERNAMBUCO PARA ONDE RETORNOU NA VOLTA AO BRASIL. O MOVIMENTO CAMPONÊS ESTAVA ASSUSTADO AINDA COM A REPRESSÃO QUE SOFRERA EM 1964. NECESSITAVA UM CERTO TEMPO PARA RETOMAR A BANDEIRA DA REFORMA AGRÁRIA E DAS LUTAS CAMPONESAS QUE JULIÃO CRIA PASSAR A SER O PRINCIPAL CENTRO DE LUTAS. HOJE O MOVIMENTO DOS SEM TERRA ASSUME A LIDERANÇA DESTAS BANDEIRAS ADAPTADAS ÁS CONDIÇÕES ATUAIS DE LUTA NO BRASIL.
RECORDAR JULIÃO E TODAS AS NOSSAS LUTA ME CAUSA MUITA EMOÇÃO. SUGIRO AOS MEUS LEITORES QUE SE ASSOCIEM À COMEMORAÇÃO DA MEMÓRIA DESTE GRANDE LÍDER DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA. SÃO ELES QUE CONSTRUÍRAM A BASE DESTA GRANDE OFENSIVA POPULAR QUE - APESAR DOS SEUS LIMITES - TANTO ASSUSTA A CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA, LATINO AMERICANA E MUNDIAL.
FRANCISCO JULIÃO SERÁ SEMPRE UMA BANDEIRA DESTA LUTA, AO LADO DE LUIZ CARLOS PRESTES, LEONEL BRIZOLA, DARCY RIBEIRO, E TANTOS OUTROS QUE VOLTAMOS PARA NOSSO PAÍS PARA CRIAR AS CONDIÇÕES DE UMA PROFUNDA REVOLUÇÃO SOCIAL PELA QUAL NOSSO POVO ASPIRA E APRENDE TODOS OS DIAS COMO FORTALECÊ-LA E LEVÁ-LA AO TRIUNFO.
https://www.youtube.com/watch?v=4P7dpJnhNhM&feature=share
Nenhum comentário:
Postar um comentário