Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Renascimento da obra de Ruy Mauro Marini e da Teoria Marxista da Dependência

A Editora Expressão Popular e a Escola Nacional Florestan Fernandes ligadas ao MST e outros movimentos sociais criaram uma coleção de dvd's sobre grandes líderes e pensadores populares. Inaugurando a segunda fase sobre a série Realidade Brasileira se publica o livro e o dvd "Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência" que constitui um excelente instrumento de trabalho "para as escolas do ensino médio, universidades, bibliotecas públicas, pontos de cultura e movimentos sociais" (Vejam a foto abaixo).

Ao mesmo tempo tem surgido várias iniciativas de seminários, grupos de estudo e laboratórios de pesquisa voltados para a recuperação e atualização da Teoria Marxista da Dependência, para qual a obra de Ruy Mauro Marini se constitui num dos elementos centrais. Para coordenar e viabilizar este trabalho de recuperação da obra de Marini está em criação uma Comissão Curadora dos Arquivos Pessoais de Ruy Mauro Marini - HEDLA/IFCH - UFRGS, que instituiu um portal e vem coordenando um conjunto de iniciativas institucionais em torno desses objetivos.







Em seguida apresento a proposta de criação desta curadoria, se você pode colaborar em algo com essa iniciativa dirija-se aos organizadores:


Porto Alegre, Brasil, 13 de março de 2014.

Prezada Vânia Bambirra,

Prezados Theotonio dos Santos, Bruno Marini, Jaime Osorio, Francisco Piñeda, Andrés Bareda Marín, Arnulfo Arteaga, Adrián Sotelo, Ana Esther Ceceña, Márgara Millán, Patricia Olave, Lucio Oliver, Carlos Eduardo Martins, Emir Sader e Carla Ferreira;

Antes de qualquer coisa, gostaríamos de registrar nossa satisfação com o crescente interesse de novas gerações de pesquisadores e militantes de organizações sociais pela obra e contribuição ao pensamento crítico dos autores da Teoria Marxista da Dependência (TMD). De nossa parte, temos por objetivo seguir divulgando e participando dos esforços que, em diversos espaços, buscam dar continuidade às reflexões dessa vertente do marxismo. Neste sentido, esta correspondência tem por objetivo compartilhar os resultados de uma das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-americana (HEDLA/UFRGS) que se insere nesses objetivos, a qual está dedicada ao levantamento de textos e documentos inéditos de Ruy Mauro Marini e Vânia Bambirra, ambos os autores fundadores da TMD que tem parte importante de sua obra principal inédita em português ou esgotada em seu país de origem, o Brasil. 

Ao longo do último período, as atividades vinculadas ao resgate de escritos inéditos destes dois autores realizou-se mediante quatro missões de pesquisa, três ao Rio de Janeiro e uma à Cidade do México. Nessas missões, localizamos e reproduzimos documentos e iniciamos o trâmite de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) com vista ao estabelecimento de uma colaboração direta com os administradores da página dos Escritos de Ruy Mauro Marini (www.marini-escritos.unam.mx), entre outras atividades de cooperação para a pesquisa e extensão universitária. Figuram entre os escritos encontrados nas missões realizadas os seguintes trabalhos de Marini (RMM) e Vânia:

Textos jornalísticos de RMM arquivados junto à Biblioteca Nacional; guias de leitura de O
Capital elaborados como material de apoio às disciplinas de Economia Política ministradas por
Marini, na UNAM, referentes aos livros II e III da obra principal de Marx; dois conjuntos de documentos pessoais de RMM depositados uma parte na UERJ e outra parte junto aos arquivos de Theotonio dos Santos, entre os quais constam textos cuja autoria necessita ser determinada, relatórios de pesquisa inéditos, transcrições parciais de cursos ministrados no Brasil e na França, programas de cursos, parte da correspondência pessoal de Marini, além de livros e outros materiais de trabalho e militância; textos de RMM publicados nos Cuadernos de Cidamo.

Arquivos pessoais de Vânia Bambirra contendo classificação das Obras Completas de Lênin em 27 temas fundamentais para uma teoria da transição ao socialismo, além de textos inéditos sobre a questão da mulher, documentos políticos entre outros.

 Registre-se que este levantamento tem sido possível graças ao apoio de Vânia e Theotonio, além de Nilson Araújo de Souza e Luísa Moura, bem como de instituições como a Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), por meio de seu Presidente, Niemeyer Almeida Filho, a Editora Expressão Popular, pessoas e instituições a quem registramos nossa gratidão pela confiança empenhada. Todas as cópias dos documentos levantados até o momento foram depositados pela coordenação do Hedla junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH/UFRGS), em caráter restrito, para processamento. 

Os documentos de Marini e Vânia receberão tratamento distinto. Os textos de Vânia foram concedidos pela própria autora e sua autoria está determinada. Encontram-se entre os documentos concedidos alguns manuscritos que serão digitados (além de terem sua versão manual digitalizada) e documentos datilografados que serão digitalizados para compor acervo da obra da autora. A organização dos documentos, sua disponibilidade para consulta pública e os critérios de publicação serão discutidos diretamente entre a autora e a coordenação do HEDLA. 

Os documentos de Ruy Mauro Marini coletados junto à Biblioteca Nacional (artigos publicados no jornal O Metropolitano) foram levantados por Mathias Luce, em 2010. Os guias de leitura de O Capital foram localizados por Nilson Araújo e Luísa Moura, em 2012; os Cuadernos de Cidamo, por esforços de diversas pessoas, no Brasil e no México, entre eles Carla Ferreira, Mathias Luce e Luísa Moura, em 2013; os arquivos pessoais de Ruy Mauro foram abertos e reproduzidos pelos pesquisadores Carla Ferreira e Fernando Correa Prado, em 2013, e estão sendo inventariados. 

A historiadora Carla Ferreira, com o auxílio de uma bolsista, está responsável pela guarda e processamento das cópias dos documentos de RMM junto à UFRGS e por organizá-los, classificá-los e digitalizá-los para disponibilizá-los a uma Comissão Curadora dos Arquivos Inéditos de Ruy Mauro Marini (CC-AIRMM) que, de acordo com esta proposta, seria responsável por (1) determinar autoria, (2) caráter inédito, (3) inédito em português, bem como (4) orientar ou não por futura publicação dos textos encontrados. Tal Comissão Curadora dos Arquivos Inéditos de Ruy Mauro Marini constituir-se-á por proposição do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-Americana (HEDLA), com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Portal Escritos Marini albergado na UNAM sob o critério fundamental de que é composta pelos amigos e colaboradores mais próximos de Ruy Mauro Marini em vida, um representante da família Marini, e a coordenação do Hedla, sempre tendo por princípio a preservação da memória do autor, a difusão de suas ideias e no marco do convênio UFRGS-UNAM. 

A biblioteca dos livros que pertenceram a Ruy Mauro Marini em vida, atualmente dispersa entre outras publicações em sala que leva seu nome localizada na UERJ, por sua vez, está sendo inventariada pelo pesquisador Fernando Correa Prado. Carla e Fernando deverão, ao final do inventário dos documentos e dos livros, redigir conjuntamente um Relatório detalhado dos arquivos e biblioteca de Ruy Mauro Marini a ser enviado à Comissão Curadora. Este relatório deverá ser redigido em um prazo não superior a três meses a contar da data de constituição da Comissão e dará início às atividades de curadoria. 

A Comissão Curadora dos Arquivos Inéditos de Ruy Mauro Marini (CC-AIRMM) proposta pelo HEDLA/UFRGS em parceria com o Portal Escritos Marini-UNAM terá seus trabalhos coordenados por Vânia Bambirra, Jaime Osorio, Francisco Pineda, Carlos Eduardo Martins e Carla Ferreira. Nesta ocasião, o HEDLA/UFRGS por meio de seu Coordenador e da vice-coordenação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS institui a criação de dita CC-AIRMM e anexa carta convidando os seguintes nomes para integrá-la como membros plenos: Vânia Bambirra, Theotonio dos Santos, Jaime Osorio, Francisco Pineda, Bruno Marini, Patricia Olave, Ana Esther Ceceña, Márgara Millan, Adrián Sotelo Valencia, Andrés Barreda Marín, Arnulfo Arteaga, Lucio Oliver, Nilson Araújo de Souza, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins, Luísa Moura, Mathias Luce e Carla Ferreira.

Desta forma e desde já fazemos uma chamada pública a todos os que possam deter em suas mãos algum texto, poesia ou correspondência de Ruy Mauro que, por favor, informe à coordenação do HEDLA pelo mail hedla@ufrgs.br a fim de que tais documentos possam ser integrados ao acervo que está sendo construído, de preferência, em um prazo não superior a três meses desta data. Acreditamos que, concluída a fase de constituição do conjunto do acervo (que será somado aos textos já publicados em português e outros idiomas, a maior parte deles em edições esgotadas), conseguiremos compor o conjunto da obra fundamental de Ruy Mauro Marini e Vânia Bambirra. A reunião desse acervo tem por objetivo não somente reuni-los em um espaço de referência a fim de disponibilizá-los para consulta de pesquisadores, mas também difundi-los pela página Escritos-Marini albergada na UNAM e servir de base para o esforço mais amplo de publicação em português da obra completa ou fundamental de ambos em edições primorosas, autorizadas pela autora e pela família de Marini, superando assim a dívida histórica da intelectualidade e da esquerda brasileira com esses intérpretes originais e rigorosos que o marxismo ofereceu ao Brasil e América Latina.

Cordialmente,

Mathias Seibel Luce
Professor do Departamento de História e do PPGHIST-UFRGS
Coordenador do HEDLA

Claudia Wasserman
Vice-coordenadora do Instituto de Filosofia Ciências Humanas (IFCH/UFRGS)
Professora do Departamento de História e do PPGHIST/UFRGS, Pesquisadora do HEDLA



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário