Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Publicado na China mais um livro de Theotonio dos Santos

Publicado na China o livro de Theotonio dos Santos: Do terror à esperança: auge e decadência do neo-liberalismo. Este é o sexto livro de autor publicado em mandarim. Do terror à esperança é uma análise em profundidade da teoria neoliberal ou melhor neoconservadora. Mostro que a pretensão de representar um pensamento ultramoderno se trata de uma tentativa insana de voltar ao século XVIII, incorporando as bases filosóficas do liberalismo clássico e ignorando radicalmente a evolução do pensamento social e das ciências humanas ocorridos durante o séculos XIX e o XX. O marxismo, a psicanálise, entre outras correntes do pensamento contemporâneo são simplesmente ignorados. No campo da economia o esforço teórico dos clássicos cai de nível com a economia política vulgar que deu origem aos neoclássicos que por sua vez são retomados pelos novos clássicos com o grupo que se juntou em torno da Escola de Chicago. Mostramos sobretudo que uma construção filosófica de tão baixo nível não poderia nunca converter-se numa base de políticas econômicas concretas. Em nome do neoliberalismo se praticou uma política de negociatas disfarçadas em privatizações enquanto a economia caminhava para os fantásticos deficits fiscais e cambiais que se irradiaram desde os EUA para o resto do mundo. Um discurso de equilibrio macroeconómico serviu de justificativa para a realização dos maiores desequilíbrios na economia mundial. Este era o inevitável resultado de um discurso de livre mercado numa economia mundial monopolista e de capitalismo de estado crescente...

A presente crise demonstrou claramente nossas teses: 6 trilhões de dólares de “ajuda” dos estados dos países centrais do sistema mundial ao sistema financeiro implantado nestes anos que estudamos neste livro provam nossa tese central de que somente o capitalismo de estado pode sustentar a economia capitalista moderna e é o resultado necessário do desenvolvimento capitalista. É o “capitalista coletivo” que previa Engels, cujo surgimento demonstraram Hobson, Lênin, Bukharin, Rosa Luxemburgo,  Eugenio Vargas e tantos outros o regime econômico que pode sustentar a dinâmica da economia capitalista. Também demonstramos como a imposição desta política e destes resultados estruturais passam por regimes fascistas ou para fascistas que se apoiam no uso sistemático do terror de Estado. Não foi por nada que o grupo de Chicago encontrou o primeiro estado totalmente entregue aos seus devaneios “científicos” no governo Pinochet (no Chile pós-Allende), cresce mundialmente apoiando-se na sra. Thatcher, admiradora confessa de Pinochet,  e no sr. Reagan, subjugado ao domínio dos vulgarizadores da escola de Chicago, Milton Friedman na cabeça.

A edição em português (idéias & letras) e a edição em espanhol (Monte Ávila e Banco Central da Venezuela) estão esgotadas. Espero que a chinesa esgote logo também como já se esgotaram os livros  que publiquei na China (ver notas anteriores do meu blog sobre minhas publicações na china). A edição em espanhol do terror à esperança pode ser baixada gratuitamente no site da editora Monte Ávila. Espero que a Monte Ávila publique também uma nova edição como já prometeram.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário