Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Relações entre PCdoB e a POLOP

Resposta de Theotonio dos Santos a pergunta do historiador sobre as relações entre o PCdoB e a POLOP antes de 1964:

Caro Augusto:

Em 1962, com a criação do PCdoB e do Movimento Tiradentes (do Julião) a POLOP propôs a criação de uma União das Esquerdas Revolucionárias que teve pouca repercussão. Tivemos uma reunião de cúpula com o PCdoB. Contudo em Brasília, com uma importante contribuição do Dyneas e de um grupo de independentes de esquerda no qual estava por exemplo Perseu Abramo, Albertino Rodrigues, Deodato Rivera e vários outros companheiros, inclusive setores populares e do movimento nacional dos sargentos se uniram sob a bandeira da proposta de união das esquerdas.

Parte desses companheiros participaram do levante dos sargentos de Brasilia. A POLOP foi comunicada no meio do levante com um pedido de Dyneas sobretudo para levantarmos os apopios de massa que tínhamos nas cidades satélites. É importante destacar que os dirigents de massa que estavam ligados a nós nãoaceitaram incorporar-se a um movimento semi-insurreicional no qual não haviam participado. Por outro lado, quando eu e outros companheiros nos dirgiamos à base aerea tomada pelos sargentos e demais companheiros fomos advertidos pelos mesmos que a base já estava sendo cercada e que deviamos regressar.

Como você vê o movimento durou muito pouco tempo e as articulações em torno do mesmo foram bastante precárias. Creio inclusive que o Comando Nacional dos Sargentos, com o qual tínmhamos muita aproximação, não foi avisado e não participou do mesmo.

A política de aliança com o PCdoB e o Movimento Radical Tiradentes teve outras atuações em comum mas não prosperou suficientemente para consolidar uma frente de esquerda que a POLOP considerava um dos elementos chave para produzir uma ofensiva revolucionária no pais.

Abraços,

Theotonio Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário